Tuesday, October 04, 2005

 

A espera está incluída na consulta?

Ontem fui ao médico... tinha a consulta marcada para as 12h... e às 12h30 estava ainda sentado na sala de espera. O que me fez pensar (algo raro na minha pessoa, mas que eventualmente acontece com o risco de queimar os poucos neurónios que tenho) que se era eu que estava a pagar a consulta, porque é que era eu que tinha que esperar? É que se for eu a chegar atrasado, perco a vez e ainda tenho que pagar a consulta na mesma, e ainda dizem “ah, se não veio tem que pagar na mesma porque está a ocupar a vez de outra pessoa.”... MAS QUE OUTRA PESSOA??? Será que ainda não repararam que as consultas médicas é a versão calendário escolar de um autocarro em hora de ponta?! Já não dá para meter mais ninguém! Aquilo está a rebentar pelas costuras! Quando muito, eu ajudei a que a próxima pessoa fosse atendida um pouco mais cedo do que aquele tempo todo que estava condenada a esperar para além da hora marcada. Não admira que eles encham as salas de espera cheias de revistas Maria, Nova Gente e, com sorte, A Bola com a reportagem sobre o novo treinador do FCP chamado José Mourinho. Pena é estarem sempre desactualizadas. Porque quando estamos a apanhar valente seca à espera da consulta, olhar para o tecto começa a parecer algo muito fascinante comparado com a notícia de que o “Zé Maria ganhou o Big Brother”.

Mas já imaginaram o que seria do mundo se todos funcionassem como os médicos? Chegávamos todos atrasados ao trabalho e eramos pagos pelas horas que ficamos a dormir em casa. E o chefe tinha que pagar, porque estava a ocupar horas de sono que podiam ser gastas num segundo trabalho a part-time! O noticiário televisivo começava com uma cadeira vazia, e nós tinhamos que gramar o tempo de antena em que ficavamos a ver pessoas a passar em background e a discutir as notícias do próximo bloco noticioso (ou pelo menos é isso que gostamos de pensar que eles estão a fazer) enquanto o pivôt não chegava! Os funcionários públicos chegavam tarde e atendiam as pessoas quando lhes apetecesse... peraí, eles já fazem isso... hmm... tenho que me lembrar de perguntar ao próximo funcionário público onde é que ele tirou o curso de medicina.

No entanto, não chega eles atenderem-nos atrasados, ainda nos passam receitas de rabiscos. Já repararam que todos os médicos têm uma caligrafia estranha? Suponho que deve ser uma das cadeiras que têm na faculdade: Caligrafia Receitual. Certo dia tive que ir à caixa buscar um P1 (o que quer que isso seja) de umas análises, que um médico privado me tinha pedido, para as poder fazer. E depois de andar para cima e para baixo, de ser mandado daqui para ali e para aqui outra vez, finalmente lá tive que marcar uma consulta para uma médica para que me passasse (a limpo, talvez) uma receita que eu já tinha de outro médico mas que precisava de um ser imprimada a computador para se chamar de P1. Mas o problema era que ela não me conseguia passar a receita porque não percebia um dos pedidos de análise que o outro médico tinha feito. O que me fez logo pensar “SÓ UM???” ...e logo depois “mas então que tipo de prova oral fizeste para passar à cadeira?”

Comments:
Pois.... acho que tb devia haver um debate no prós e contras para se discutir isso. Sinceramente, acho. Depois de vermos aqueles juízes com cara de tacho, com cara de mafiosos como quem diz "a gente mama que se farta, e não quer deixar de mamar mesmo que doa aos outros todos por isso vamos para a greve", só lá faltava ver os médicos tb no "bando dos réus", desculpem, "banco dos réus". Mas na verdade, se calhar é tudo defeito de organização. No meu posto de saúde, é verdade que espero, mas pelo menos o médico chega a horas (geralmente) e tenta aviar os pacientes em 20 min ou menos, quaisquer que eles sejam. São normas de produtividade e que eu acho muito boas. Se toda a gente cumprir, as consultas andam a horas.
A verdade é que há pessoas impossíveis de acelerar, porque muitos são idosos, e como se pôde ver no último Prós e Contras, quando se chega a certa idade, não adianta toda a educação que se tenha, dinheiro ou estatuto: tal como o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, fica-se mesmo mais lento, meio surdo e difícil de convencer a calar-se ou a sair de cena.... (por falar em difícil de sair de cena, a Amália foi outro bom exemplo.)
 
pois é, pois é... agora imaginem um médico que está a fazer uma colonoscopia a dizer ao doente: "ora, acabou a hora da sua consulta. é favor retirar-se e marcar outra consulta para eu depois lhe retirar o tubo do ânus. penso que tenho uma vaga daqui a 4 meses. até lá, evite sentar-se, as comidas sólidas e as idas ao quarto de banho. em compensação, os seus orgasmos vão ser muito melhores durante estes 4 meses. (ou isso dizem)"
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?